sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ARH - Para Concurso


A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área interdisciplinar e relativamente nova. Envolve conceitos de áreas de conhecimento como psicologia organizacional, engenharia Industrial, direito, Engenharia de segurança, Medicina do Trabalho etc. os assuntos Tratados pela ARH refere-se tanto a aspectos internos da organização (abordagem introversiva), como os aspectos externos (abordagem extroversiva). A ARH faz uso de técnicas que são aplicadas diretamente às pessoas, visando obter e fornecer dados ou subsídios para a tomada de decisões organizacionais, dentro da abordagem introversiva temos como exemplo: o plano de carreiras, plano de cargos e salários e política de incentivo ao bom desempenho.

A administração de recursos humanos (ARH) influencia a eficácia da empresa, possuindo subsistemas como : o suprimento,a manutenção, o desenvolvimento e monitoramento, esses subsistemas devem está agregados, ter um processo de sinergia constante para que possamos ter a melhoria continua, e com isso a eficácia da empresa.
Atos como a seleção e a retenção de pessoal também influenciam na eficácia da empresa, pois garantem a adequação das características individuais aos requisitos do trabalho e a permanência dos talentos na empresa.

O recrutamento e a seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo. Enquanto o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, de incremento de entrada, e, portanto,uma atividade convidativa, a seleção é uma atividade obstativa, de escolha, de opção e decisão, de filtragem de entrada, de classificação e portanto, restritiva.

A partir dessa visão, mesmo com o trabalho de ARH com treinamento de pessoal, é necessário que a empresa invista em treinamento aos seus colaboradores, mas cabe ao ARH dá o feedback de desempenho aos colaboradores, mesmo aqueles que apresentam baixo desempenho, isso irá gerar uma cumplicidade ARH (empresa) e o Colaborador na solução do problema. Os empregados (colaboradores) precisam está motivados, então precisam perceber que os esforços apresentados conduzem a uma avaliação favorável de desempenho e que essa avaliação resultará em recompensas que eles valorizam.

Com relação ao clima organizacional, com o intuito de evitar ou acabar com o clima de inveja,ressentimentos, inimizades pessoais o RH através da sua gerencia deve promover, em primeiro lugar, a negociação entre os subordinados e a direção da organização, buscando conciliar as metas organizacionais com os interesses individuais, segundo, deve eliminar qualquer mecanismo de comunicação que deixe espaço para as fofocas e intrigas, procurar dá um feedback a partir de uma avaliação séria e centrada na clareza das informações, não tomar nenhuma atitude drástica como demissões, geralmente problema de cunho organizacional requer habilidade de contornar, e não atitude extrema, neste mesmo caso o ARH não deve perder tempo com a burocracia interna, como: estatuto, regimento interno, fluxogramas e organogramas, a questão ai é pacto, negociar entre as pessoas e a direção acordos de conduta e postura ética. Estimular através de trabalhos e eventos a auto-reflexao e , em um segundo momento, implantar um processo participativo que possibilite aos colaboradores exporem o que sentem e proporem soluções para melhorar o clima organizacional.

A Gestão de RH sofre diferenças consideráveis da iniciativa privada para as entidades públicas.

Deve ser considerada a existência de uma legislação própria de RH na atividade pública, que influencia diretamente os processos de gestor de RH, quais sejam: recrutamento e seleção, treinamento, aplicação, avaliação, manutenção e controle.
Em um processo de seleção, por exemplo, enquanto a iniciativa privada dispõe de testes, entrevistas, dinâmicas de grupo e o que mais lhe convier, o serviço publico tem como ferramenta principal o concurso publico, sob o risco de enfrentar contestações judiciais por parte dos reprovados no processo, caso utilize outros mecanismos de seleção que possuam critérios vistos como subjetivos. Mesmo que os concursos públicos sejam eficientes para medir as habilidades técnicas e teóricas, deixa a desejar nas habilidades comportamentais. Temos ainda as dificuldades impostas pela legislação, na área publica há a estabilidade no emprego após os três anos de estagio probatório, mas o limita ao cargo e a remuneração e gratificações que já estão definidas em lei, quanto na privada não há estabilidade, mas em contra partida ele pode crescer, ascender de cargo e salário.
existe claro que muitas organizações publicas, mesmo com as normas vigentes tem programa de treinamento e qualificação do servidor.
Temos ainda a diferença da Competitividade, que na empresa privada faz parte da sua rotina e sobrevivência, onde ela luta dentro de um mercado que não perdoa erros e falta de competência, então ter os melhores colaboradores é necessário para a vida da empresa, justificando assim usar de todos os mecanismos possíveis de RH para qualificação e avaliação de Mao- de- obra para a satisfação do cliente. Por isso os requisitos básicos de um planejamento estratégico, como as definições de missão, visão e valores, os quais dão um senso de direção às pessoas, são com exceção em instituições publicas, principalmente naquelas ditas puras, onde todo o recurso advém inteiramente do Estado-patrão pois não há a pressão da competitividade.

O RH tem um envolvimento muito grande com a qualidade, como na disseminação da cultura da qualidade na organização através de trabalhos e projetos voltado a essa conscientização, temos como exemplo a TPM (Manutenção Preventiva Total) que é um exemplo de atribuição de responsabilidades à mão-de-obra como forma de motivação.

A eficiência e a eficácia da ARH de uma organização dependem da ação conjunta de todos os empregados, mas é de responsabilidade gerencial. Cabe ao gerente a missão de comando; ele deve ser um líder a fim de conseguir a colaboração de sua equipe, em beneficio da organização e da coletividade. Portanto possuem como principal atividades oferecer feedback aos empregados, bem como promover o bem-estar das equipes, concedendo remuneração variável como diferencial para os mais competentes.


Nenhum comentário: